Sala de Imprensa

Press releases

HISPASAT patrocina a VII edição do Concurso Espacial Apolo para alunos

12 de Novembro de 2018

• A operadora outorgará o prêmio na categoria de Pesquisa sob o tema “Utilidade e benefícios dos satélites”.

• O Concurso Apolo, direcionado a estudantes espanhóis e ibero-americanos, é organizado pelo Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), pela Universidade de Zaragoza, pela Fundação Albireo e pela Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) do Peru.

MADRI, 12 de noviembre de 2018. HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, patrocina uma nova edição do Concurso Espacial Apolo, direcionado a estudantes de 14 a 16 anos, tanto da Espanha como da Ibero-América.

Trata-se de um concurso sobre pesquisa e exploração espacial que tem como objetivo romper a brecha existente entre ciência e humanas, promover a comunicação entre ambos os âmbitos e favorecer entre os estudantes a atitude colaborativa e o trabalho em equipe. Será outorgado um prêmio em cada uma das seis categorias a seguir: pesquisa, narrativa/comic, robótica, multimídia, artística e experimental. Poderão participar equipes de todos os centros de ensino secundário da Espanha e Ibero-América, ou de qualquer outro país, desde que apresentados em espanhol ou português.

A HISPASAT será patrocinadora do prêmio na categoria de pesquisa, que nesta edição é dedicada ao tema “Utilidade e benefícios dos satélites”. Os trabalhos apresentados pelos participantes deverão expor como os satélites, sejam científicos, de comunicações, meteorológicos ou de observação da Terra, ajudam no desenvolvimento da ciência, da sociedade e em distintos aspectos da vida cotidiana além do bem-estar das pessoas.

A inscrição e a apresentação de projetos poderão ser realizadas a partir de 15 de outubro de 2018 até o dia 31 de março de 2019. Serão selecionados no máximo trinta e seis trabalhos finalistas que receberão um diploma credencial por terem sido pré-selecionados. Um júri formado por pessoas de prestígio reconhecido no mundo da educação e no setor aeroespacial escolherá uma equipe ganhadora de cada categoria, que desfrutará de uma estadia espacial em Madri durante o mês de junho com todas as despesas pagas (viagem, estadia e manutenção). Durante a estadia, os alunos e professores realizarão todo tipo de atividades relacionadas ao mundo espacial, como oficinas, visitas, atividades lúdicas e culturais. etc. Além disso, os ganhadores participarão de uma cerimônia pública onde será realizada a entrega de seus diplomas. As regras do concurso podem ser consultadas em http://www.concursoapolo.com/pt/concurso/regras-do...

Com esta iniciativa, que se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT, a companhia ratifica seu compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da comunidade e, especificamente, com a promoção da educação, âmbito no qual a companhia está especialmente inserida com diferentes projetos que está desenvolvendo. Além disso, a Hispasat colabora assim com a difusão do conhecimento sobre o setor espacial e a geração de vocações tecnológicas que alimentem no futuro os estudos relacionados às telecomunicações satelitais.

O Concurso Espacial Apolo é organizado pelo Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), pela Universidade de Zaragoza, pela Fundação Albireo e pela Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) do Peru. Colaboram, ainda, a Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Inovação e Universidades, a Fundação COTEC e a revista Muy Interesante.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto – Tel. +34 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.