Sala de Imprensa

Press releases

HISPASAT, Quantis e Nexmachina proporcionam conectividade satelital de emergência à prefeitura de As Neves após os incêndios florestais

10 de Novembro de 2017

As três empresas colaboraram para a instalação de quatro pontos WiFi na localidade para oferecer um serviço básico de conectividade até que as comunicações sejam restauradas.

Graças a esta iniciativa, os moradores deste município de Pontevedra poderão contar com serviços de navegação, mensagens instantâneas e voz por IP.

MADRI, 10 de novembre de 2017.- HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, uniu suas forças com o fornecedor de serviços satelitais Quantis, filial de satélite do Grupo Eurona, e o distribuidor de equipamento Nexmachina para instalar quatro pontos WiFi abertos via satélite no município de As Neves, na região de Pontevedra, a fim de proporcionar conectividade de emergência aos moradores desta localidade, cujas comunicações ficaram interrompidas após os recentes incêndios florestais que a Galícia sofreu neste mês de outubro. Após a queda das comunicações fixas e móveis, até o momento somente foi possível restaurar o acesso à internet e à telefonia em alguns edifícios públicos e estima-se que só será possível recuperar a infraestrutura terrestre dentro de um ou dois meses.

Durante esse tempo, essas três empresas tecnológicas oferecerão um serviço básico de conectividade com voz por IP, mensagens instantâneas e navegação sem conteúdo multimídia que a Quantis administrará sobre a capacidade do satélite Hispasat 30W-5 e com equipamentos cedidos pela Hispasat e pela Nexmachina. Os quatro pontos WiFi instalados no centro urbano de As Neves têm uma capacidade de 25 Mbps e permitirão a conexão simultânea de cerca de 300 pessoas, que deste modo poderão ter uma solução de urgência para suas necessidades prioritárias de comunicação. O serviço foi ativado hoje.

Em situações de catástrofe como a ocorrida nesta zona da Galícia, a tecnologia satelital funciona como uma ferramenta chave para oferecer soluções de conectividade, ajudar as equipes de emergências e contribuir para o restabelecimento das comunicações, já que permite um rápido desenvolvimento, é independente das infraestruturas terrestres e não é afetada pelos incêndios florestais nem por outros desastres naturais.

“Na HISPASAT estamos plenamente comprometidos com o papel que o satélite tem que desempenhar em situações de catástrofe como a vivida em As Neves”, afirmou Carlos Espinós, conselheiro delegado da operadora. “As comunicações são essenciais hoje em dia para poder desenvolver qualquer atividade e, por meio desta ajuda, queremos contribuir para que os habitantes deste município possam ter acesso aos serviços básicos enquanto recuperam a normalidade o quanto antes”.

No último mês de setembro, a HISPASAT também cedeu capacidade satelital no Caribe para reforçar as tarefas locais de auxílio que foram conduzidas em San Martin, nas Ilhas Virgens Britânicas, em Anguilla e nas Ilhas Turks e Caicos após a passagem dos furacões Irma e Maria.

Sobre a Nexmachina

Nexmachina Solutions é uma empresa especialista em tecnologias e comunicações sem fio, operadora de acesso WIFI autorizada para facilitar o acesso à internet em espaços públicos e lugares remotos, de âmbito nacional e internacional. Também fornece soluções inovadoras para a chamada Internet das Coisas, trabalhando em projetos de sensorização para municípios, cidades e empresas através de sua plataforma iQmenic. www.nexmachina.com

Sobre a Quantis

A QUANTIS GLOBAL é a filial de serviços via satélite do grupo de telecomunicações da Eurona. Atualmente é o principal operador na prestação de serviços de telecomunicações, Internet, voz, dados e televisão por satélite e serviços marítimos para administração pública, empresas e particulares, tanto nos mercados espanhol e marroquino através da sua marca NORTIS, que detém a licença do operador Vsat no país. A empresa atua na África, Europa, Oriente Médio e América Latina e tem subsidiárias em Marrocos, Costa do Marfim e República Dominicana. www.quantis.es

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

Víctor Inchausti – t (+34) 650 508 448 – vinchausti@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.