Sala de Imprensa

Press releases

A Hispasat lança o concurso #enREDatupueblo para levar Internet a regiões isoladas da Espanha

14 de Março de 2017

A operadora premiará o município ganhador com conexão gratuita a Internet de 30 Mbps via satélite durante um ano.

Ainda há na Espanha 2.682 povoados que não dispõem de acesso à Internet a um mínimo de 10 Mbps, e quase 600 mil casas que não podem navegar nem a 2 Mbps.

O concurso é a primeira ação do projeto Conéctate (Conecte-se), a iniciativa da HISPASAT para reduzir a exclusão digital que as regiões mais remotas ou despovoadas do nosso país sofrem.

Madri, 14 de março de 2017.- A HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, colocou em andamento o projeto Conéctate com o objetivo de colaborar na redução da exclusão digital mediante a utilização de satélites para levar conectividade de banda larga a regiões remotas ou despovoadas da Espanha onde não há acesso à Internet ou há acesso de baixa qualidade. Neste marco, a HISPASAT lança o concurso “#enREDatupueblo”, com o compromisso de garantir o acesso gratuito à Internet via satélite de 30 Mbps durante um ano à cidade vencedora.

O concurso é dirigido a municípios ou Entidades Singulares de População (ESP) espanhóis com menos de 500 habitantes sem nenhum acesso à Internet ou com acesso de má qualidade, e poderá apresentar a candidatura de sua cidade qualquer cidadão, associação ou entidade da localidade desde que com o aval de sua prefeitura. Visto que o prêmio da conexão satelital será desfrutado de forma coletiva, serão valorizadas positivamente as candidaturas que sejam aprovadas pelo maior número possível de vizinhos e organizações locais.

Para participar, os participantes deverão expressar de forma criativa os benefícios que supostamente surgirão com a chegada da Internet em seus povoados. Para isso, podem enviar peças de qualquer índole ou formato, em versão analógica ou digital (fotografias, vídeos, canções, narrações orais ou escritas, etc.), que mostrem exemplos diversos de melhorias que esta conectividade poderia originar em distintos aspectos da vida do município: saúde, educação, cultura, negócios, comunicação ou vida pessoal, entre outros. A localidade ganhadora do concurso desfrutará de conexão por satélite durante um ano de forma gratuita para seus habitantes, casas e negócios, além da instalação e da colocação do ponto da mesma.

Os trabalhos poderão ser apresentados até 30 de abril. Um comitê de seleção escolherá os três finalistas, que serão conhecidos no dia 17 de maio, coincidindo com o Dia Internacional da Internet. A partir desta data e até o dia 27 de maio, os usuários das redes sociais e os visitantes do site do projeto Conéctate poderão votar na cidade vencedora. A decisão definitiva será divulgada no dia 29 de maio.

Apesar do avanço tecnológico, na Espanha ainda há 2.682 municípios remotos ou pouco povoados condenados ao isolamento digital por não disporem de acesso à Internet a um mínimo de 10 Mbps, de acordo com o relatório “Cobertura de banda larga na Espanha em meados de 2016” apresentado pela Secretaria de Estado para a Sociedade da Informação e a Agenda Digital. Além disso, em quase metade das cidades espanholas (4.037 municípios) a banda larga fixa não alcança os 30 Mpbs estabelecidos como objetivo para 100% da população pela Agenda Digital Europeia para o ano de 2020, e em quase 600 mil casas a conexão é de menos de 2Mbps. Tudo isso dificulta o desenvolvimento econômico e social destes povoados, tendo como consequência a perda de oportunidades para as pessoas que ali habitam.

Consciente desse problema e firme com o compromisso de igualdade de oportunidades no acesso à Internet, a HISPASAT lança este concurso com três objetivos concretos: reduzir a exclusão digital, conscientizar a sociedade sobre as vantagens que o satélite oferece como tecnologia de acesso à banda larga e situar a Agenda Digital no debate político. Com esse objetivo, o concurso “#enREDatupueblo” busca implicar os cidadãos e administradores para, entre todos, dar visibilidade a um problema que freia o desenvolvimento econômico e social de milhares de povoados espanhóis e oferecer soluções que contribuam para solucionar isso.

O prestador de serviços por satélite Eurona se uniu a esta iniciativa, tendo a responsabilidade de gerir a prestação final do serviço ao cliente, incluindo logística, coordenação de instalações e serviço ao cliente. Por outro lado, a FENITEL participará colaborando na instalação de antenas no povoado vencedor.

Todas as informações e o desenvolvimento do concurso podem ser consultados na página: www.hispasatconectate.es.

Projeto Conéctate

Com o objetivo de reduzir a exclusão digital que ainda existe na Espanha, a HISPASAT lançou o Conéctate, um projeto de inclusão digital orientado para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social de regiões remotas ou pouco povoadas da Espanha que não dispõem de acesso à Internet de banda larga o que tem acesso de qualidade muito ruim.

Para isso, é fundamental informar os cidadãos sobre as possibilidades que o satélite oferece como tecnologia de acesso universal à banda larga de qualidade, a fim de evitar o risco de exclusão digital para os coletivos afetados.

Ciente de que os satélites podem contribuir com soluções e facilitar a igualdade de oportunidades para 100% da população, tal como estabelece a Agenda Digital Europeia, a HISPASAT mantém seu firme compromisso, presente e futuro, de abrir portas de acesso à sociedade da informação e reduzir a exclusão digital através desse projeto.

Sobre o Grupo HISPASAT

O Grupo HISPASAT é formado por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. O Grupo é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

www.hispasat.com

Para mais informações/fotos/entrevista:

prensa@hispasatconectate.es


Download press release


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.