Projetos de satélite

Projetos Turn Key

Serviços durante o desenvolvimento de programas espaciais

HISPASAT presta serviços de consultaria para compra de satélites, que abrangem desde a definição do satélite até a validação em órbita, passando pelas fases de projeto e teste. A consultoria está orientada tanto a novas operadoras quantoàs que carecem de divisão de compras. Os principais serviços prestados são:

  • Elaboração de solicitação de ofertas (RFI e RFP) para provedores de satélites e lançadoras, bem como revisão e avaliação técnica das ofertas.
  • Assessoria durante a negociação de contratos comprovedores de satélites e lançadoras.
  • Revisões de requisitos, estado de qualificação e resultados de testes a níveis de equipamento, subsistema e sistema.
  • Acompanhamento das fases de integração e teste do satélite.
  • Participação em LEOP (Launch and Early Orbit Phase) e testes de órbita do satélite para sua posterior aceitação.

HISPASAT também oferece serviço de assessoria a seguradoras do âmbito espacial.

Serviços em órbita a outras operadoras

A Direção Técnica da HISPASAT também pode prestar os seguintes serviços de operação e teste de satélites para operadoras externas:

  • Testes IOT (In Orbit Test) para cargas úteis em bandas de frequência Ku e C.
  • Operação de satélites geoestacionários (monitoramento, controle, cálculo orbital, manobras, operação de carga útil, operações nominais e de contingência, etc.).
  • LEOP (Launch and Early Orbit Phase), em fase final (drift) para satélites visíveis desde Arganda/Madrid (restrições em limites de apontamento e velocidade de antena).
  • Operação e manutenção de estações terrenas de outras operadoras.
  • Suporte na determinação e pesquisa de interferências ASI (Adjacent Satellite Interference).

Após mais de 20 anos de operação de diversas plataformas de satélites de fabricantes europeus e americanos, e um segmento terreno distribuído em quatro países (Espanha, Brasil, México, Argentina) e dois continentes (Europa, América), a equipe de Operações pos sui vasta experiência no controle de satélites e na operação e manutenção do segmento terreno. Alguns exemplos da prestação de serviços de operação a terceiros são a campanha de testes de IOT do satélite RASCOM-1, a participação nas operações dos satélites Spainsat e Xtar, e a operação e manutenção de estações e segmento terreno desses satélites.

A principal localização de Operações da HISPASAT em Arganda del Rey (Madrid), conta com capacidade de ampliação para instalação de infraestruturas complementares (estações terrenas, edifícios) para a prestação de serviços a outras operadoras, e possui uma planta de energia com sistemas de transformação redundantes, geradores diesel e tanques de combustível que oferecem continuidade permanente no abastecimento elétrico, além de sistemas de alimentação ininterrompida (UPS) que garantem o correto funcionamento de todos os sistemas eletrônicos. Também, contacom a possibilidade de conexão em sistemas de comunicações terrestres de grande capacidade (FO, fibra ótica em anel redundante) para a gestão de sinais de uso em teleportos.

Como objetivo de diminuir a redução de interferências que possam afetar os serviços de comunicação por satélite, o Departamento de Controle e Gestão de Tráfego (PMC) monitora de maneira contínua as portadoras de satélites. Em caso de detectar qualquer incidência compreendendo outras operadoras, o PMC entrará em contato com as partes envolvidas para evitar interferências inter-sistema. Em algumas oportunidades, é possível utilizar serviços de geolocalização de coberturas para localizar a fonte interferente.

Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.