Mercado audiovisual

Soluções de valor agregado

UHDTV (4K)

Este novo formato de televisão representa um dos principais motores de crescimento do mercado de vídeo por satélite nos próximos anos. Os satélites, por sua alta capacidade, fácil implantação e grande cobertura são fundamentais na difusão de conteúdo de alto valor agregado com a HDTV e serão também na UHDTV. A UHDTV 4K representa multiplicar por 4 a resolução da HDTV, o que implica uma maior capacidade transmitida por satélite. O padrão de UHDTV por satélite de primeira geração, 4K, tem uma resolução para televisão de 3.840x2.160 pixels. A UHDTV incorpora também uma série de tecnologias como o HDR (High Dynamic Range) e o HFR (High Frame Rate) que proporcionam uma maior imersibilidade e qualidade ao sinal.

Além disso, o novo padrão de codificação (HEVC/H.265) otimiza em até 50% a capacidade necessária em outros padrões como H.264.

Aposta da HISPASAT

Em 2013, a HISPASAT lançou free to air na Europa o seu canal Hispasat 4K com três objetivos principais:

  • Promover a UHD/4K e associar a marca HISPASAT à inovação nesta tecnologia.
  • Proporcionar possíveis demonstrações e testes à indústria.
  • Promover o uso e testagem da tecnologia por parte dos seus clientes, acelerando o lançamento de iniciativas UHDTV nas suas operadoras DTH.

Este canal foi exibido em feiras relacionadas com a indústria de satélites e a difusão de vídeo, como NAD, Washington Satellite, IBC ou 4K Summit.

Em 2014, a HISPASAT realizou a primeira transmissão ao vido em UHD de um jogo de futebol em Portugal, que se consolidou em 2017 com a incorporação do canal Sport TV 4K aos satélites da HISPASAT. A HISPASAT também contribuiu para a geração de conteúdos em 4K através de uma iniciativa pioneira na indústria, o festival de curtas-metragens HISPASAT 4K, iniciado em 2015 e que é atualmente celebrado em Málaga, Espanha.

Atualmente, a HISPASAT transmite 4 canais UHDTV. Recentemente firmou um contrato com o canal Funbox 4K para sua distribuição exclusiva na Europa. Este canal, pertencente ao provedor de conteúdos SPI Internacional, é um canal telemático sobre a natureza, viagens e aventura, arte, música, cultura e estilo de vida, e é um dos canais UHD com maior presença nas operadoras de televisão por assinatura europeias.


PUSH VOD

Os hábitos de consumo dos usuários mudaram, o número de espectadores de video on demand continua crescendo e a segunda tela está adquirindo uma relevância significativa no ecossistema da televisão.

O Push VoD é um novo serviço da HISPASAT que permite ampliar o catálogo de produtos de uma operadora de televisão linear com canais de video on demand. É especialmente interessante para aqueles usuários sem conectividade à Internet, pois o serviço permite otimizar a distribuição de conteúdo às residências graças à difusão por satélite.

A solução Push VoD oferece uma série de benefícios, tais como:

  • Extensão de serviços de VoD a usuários sem banda larga.
  • Entrega eficiente de conteúdos (multicast).
  • Compatibilidade com DVB, integração em plataformas DTH e outras soluções embarcadas (por exemplo, em ambientes de mobilidade).
  • Design modular, integrável em STB com CAS (Conditional Access System) existentes.
  • Compatibilidade com qualquer formato de vídeo ou áudio suportado pelo STB.
  • Fácil integração com outras tecnologias

Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.