Dados

Backhaul celular e IP trunking

O crescimento do uso de dados nas redes móveis está sendo fundamental no desenvolvimento da Sociedade da Informação nos últimos anos. Com a chegada do 4G, as redes estão experimentando um crescimento massivo, o que requer uma otimização na eficiência das implantações por parte das operadoras. Além disso, a cobertura destas redes necessita crescer para chegar aos usuários que até agora não desfrutavam de uma conexão de alta capacidade.

A HISPASAT oferece um alto desempenho em todas as suas posições orbitais, abrangendo áreas desatendidas por outros sistemas de comunicações, o que a torna uma excelente opção para as operadoras de redes móveis que queiram ampliar seu serviço de redes celulares.

A frota de satélites da HISPASAT oferece às operadoras de redes de telefonia móvel a flexibilidade necessária para poder implantar ou ampliar suas redes de forma eficiente em custo e tempo, ao conectar via satélite aqueles locais remotos ou inacessíveis. O número de estações base que podem ser conectadas é facilmente escalável, o que permite adaptar a solução às necessidades de dimensionamento de rede de cada cliente.

Para complementar este serviço, a HISPASAT é capaz de oferecer aos seus clientes uma solução global para a implantação das suas redes que inclua conexões de rede troncal e plataformas de serviços gerenciados em função das necessidades de cada projeto.

A HISPASAT conta atualmente com mais de 2.400 BTS conectadas através da sua frota de satélites, o que a torna uma das principais operadoras nas suas regiões de interesse para este tipo de serviço. A América constitui a principal região em que a HISPASAT proporciona este serviço, onde se destacam países como Peru, Brasil e Estados Unidos.

A HISPASAT proporciona serviços de backhaul nas principais modalidades deste serviço:

  • Estações Fixas: é o mercado principal de backhaul por satélite e experimentará um crescimento importante nos próximos anos.
  • Video Offloading: utiliza o satélite como elemento de distribuição de conteúdo audiovisual para as redes móveis a fim de reduzir a carga no uso de redes terrestres.
  • Small Cells: proporcionam conectividade a pequenos nós de comunicações 3G e 4G, especialmente nas zonas rurais e isoladas.
  • Mobilidade: soluções de backhaul 3G e 4G para os setores aéreo, terrestre e marítimo.

5G

A indústria de satélites está trabalhando para integrar-se no ambiente 5G e formar redes híbridas que fornecerão os serviços de conectividade por meio da combinação de tecnologias terrestres e espaciais mais eficientes em cada caso. Neste ambiente, o satélite oferece também sua capacidade de multidifusão em banda larga para facilitar, por exemplo, as atualizações em massa de software a milhões de usuários ao mesmo tempo, ou a transmissão de conteúdos de vídeo de alta qualidade, e permite formar redes de alta disponibilidade proporcionando ao ecossistema 5G uma infraestrutura independente de qualquer incidência ou desastre que possa afetar as redes terrestres.

A HISPASAT está trabalhando em vários projetos e iniciativas relacionadas com o 5G.

5G Barcelona

5G Barcelona é uma iniciativa público-privada que trabalha para transformar a área metropolitana de Barcelona em um laboratório urbano aberto e neutro para a validação e adoção de tecnologias e aplicações 5G em um ambiente real. 5G Barcelona é um projeto inovador promovido pelo governo autonômico da Catalunha, pela prefeitura de Barcelona, Mobile World Capital Barcelona, i2CAT, CTTC, Atos e UPC. A HISPASAT participa do projeto para comprovar a importância dos serviços de satélite em testes e projetos pilotos específicos, como o demonstrador de ambulância conectada realizado por 5G Barcelona durante o MWC 2019.

Projetos P+D+i relacionados com o 5G

Além disso, a HISPASAT também está participando ativamente em projetos europeus focados no desenvolvimento da futura geração de serviços móveis 5G, como o denominado NRG5, que tem entre seus objetivos a manutenção preventiva das linhas de distribuição elétrica e usinas de gás mediante o uso de drones. Neste caso de uso, a HISPASAT fornecerá a conectividade para vincular as estações base remotas com o centro de controle e operações, ao qual serão transmitidos os dados coletados pelos drones, e analisará os requisitos e a arquitetura de redes precisa para este serviço.

Por outro lado, a HISPASAT integra o grupo de 16 grandes empresas da indústria de satélites que assinaram em 2017, no âmbito do Paris Air and Space Show, uma declaração conjunta com a ESA para colaborar no projeto Satellite for 5G. Como parte desta iniciativa, cujo desenvolvimento está previsto para 2018-19, a ESA e as operadoras de satélite, fornecedores de serviços e fabricantes trabalharão juntos em testes de serviço 5G, atividades transversais e seu alcance.

BACKHAUL CELULAR HÍBRIDO

O crescimento das redes móveis e a correspondente migração tecnológica de 2G e 3G a 4G demandam mais capacidade para este tipo de rede. Nesse contexto, a banda Ka HTS é uma alternativa interessante para as operadoras. No entanto, os altos requisitos de disponibilidade para alguns serviços de backhauling (especialmente voz) tornam difícil a implementação de soluções baseadas somente na tecnologia Ka para algumas regiões com altos níveis de chuva.

Naquelas regiões onde há banda Ku e banda Ka disponíveis, a HISPASAT está fomentando a implantação de soluções híbridas de backhaul que aproveitem as características intrínsecas de cada banda. Esta solução permite à operadora um uso eficiente da capacidade espacial mantendo os níveis de qualidade.

A HISPASAT é pioneira neste tipo de soluções e dispõe de capacidade em banda Ka e Ku em áreas de grande interesse para operadoras de telecomunicações como Brasil, México, Colômbia e Chile.

SERVIÇOS IP TRUNKING

Os sistemas de comunicações frequentemente compartilham grandes volumes de informações entre pontos isolados ou distantes uns dos outros, situação muito comum em redes troncais.

Os satélites da HISPASAT oferecem às operadoras de rede a possibilidade de criar elos troncais de alta capacidade por satélite como rede principal ou como solução de back-up. As soluções de back-up permitem assegurar a continuidade dos seus serviços, garantindo ao máximo a disponibilidade das suas redes de comunicações.

A HISPASAT aposta em uma solução por satélite que permite compartilhar capacidade entre vários nós e conectar populações distantes, bem como facilitar a implantação de redes em lugares de difícil acesso e complementar uma rede primária com um back-up em caso de falha na rede principal.

MODELOS DE COMERCIALIZAÇÃO

Capacidade espacial permanente:

  • Partilha de recursos: todos os nós da rede terrestre compartilham a capacidade espacial dedicada, a qual é atribuída dinamicamente àquelas centrais que requerem.
  • Gestão dinâmica da largura de banda: reconfiguração automática da capacidade espacial em função da demanda de tráfego da rede.
  • Crescimento modular e adaptativo: ampliação e redução de pontos, reconfiguração de pontos, etc.

Capacidade espacial ocasional:

  • O serviço é de uso ocasional, com largura de banda garantida sob demanda.
  • O cliente paga uma parcela recorrente que lhe garante o uso da capacidade quando for necessário.
  • A utilização da capacidade espacial é tarifada a preços de capacidade ocasional.

Esta modalidade está sujeita à disponibilidade de capacidade espacial por parte da HISPASAT, prevalecendo os serviços permanentes em relação aos ocasionais.

Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.