HISPASAT e Pyro, unidas na proteção florestal integral por meio de satélites

24 de Fevereiro de 2022

A solução combinada de ambas as empresas proporciona um sistema de prevenção e detecção antecipada de incêndios florestais mediante o sensoriamento IoT das florestas.

MADRI, 24 de fevereiro de 2022. HISPASAT, a operadora e fornecedora espanhola de soluções e serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, firmou um acordo com a empresa especializada em sensores para o âmbito florestal Pyro, cujo objetivo é comercializar conjuntamente uma solução integral por satélite de prevenção e detecção antecipada de incêndios mediante o uso de um sistema de sensores conectados por meio da tecnologia IoT (Internet das Coisas, por suas siglas em inglês).

A proposta da HISPASAT e da Pyro, especificamente, está estruturada na automatização do monitoramento das áreas florestais – que analisa de forma conjunta as informações coletadas continuamente por meio de sensores e da previsão meteorológica –, na disponibilização em tempo real das informações relevantes sobre a situação das florestas à população e às empresas, na detecção antecipada de incêndios sem alarmes falsos – diferentemente de outros sistemas de detecção –, e no controle contínuo desses incêndios, inclusive durante a noite, permitindo também reduzir sua evolução nas áreas florestais adjacentes.

Isso é possível graças à coleta de parâmetros como temperatura, umidade relativa, CO, CO2, velocidade e direção do vento, realizada pelos sensores BSeed Watch da Pyro, que têm uma vida útil de mais de quatro anos. Estes dispositivos, distribuídos em grandes áreas florestais, enviam suas informações a um ponto de coleta de dados que, graças a uma conexão por satélite da HISPASAT, facilmente implementada e alimentada por energia solar, transmite contínua e imediatamente estas informações à nuvem para serem analisadas e oferecidas ao usuário por meio da plataforma de serviços.

Os incêndios de alta intensidade, agravados nos últimos anos por fenômenos como a mudança climática ou o despovoamento rural, têm um impacto ambiental e econômico muito elevado para as regiões afetadas e um risco evidente para os habitantes dessas áreas e as equipes de combate ao incêndio. Ignacio Sanchis, diretor comercial da HISPASAT, afirmou que “estamos convencidos de que o sistema de proteção florestal integral desenvolvido com a Pyro pode ser uma ferramenta de grande valor que visa garantir uma vigilância muito mais precisa, eficiente e segura das nossas florestas”.

José Luis Liz, conselheiro delegado da Pyro, acrescentou que “a cobertura universal dos satélites da HISPASAT permite que as informações dos nossos sensores possam ser coletadas em qualquer ponto da área florestal, por mais remota que for, e de forma contínua e imediata, algo imprescindível para garantir a rápida resposta das equipes de emergência em caso de incêndio”.

A HISPASAT, operadora e prestadora de serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, oferece soluções de banda larga e conectividade por satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e ampliação de redes de celulares, bem como outras propostas de valor agregado a governos, corporações e operadoras de telecomunicações na América, Europa e norte da África.É também líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (direct to home) e Televisão de Alta Definição (HDTV), bem como a gestão de transporte e sinais audiovisuais a partir do teleporto da HISPASAT Peru, em Lurín. A HISPASAT, composta por empresas com presença tanto na Espanha quanto na América Latina, onde está localizada sua filial brasileira HISPAMAR, é uma das principais empresas do mundo por receita em seu setor e a principal ponte de comunicações entre a Europa e as Américas.

Sobre a PYRO

PYRO, com sede na Espanha, fundada em 2011 e situada na Cidade Politécnica da Inovação (UPV-Valência), é uma empresa tecnológica especializada na elaboração e fabricação de soluções para o combate aos incêndios florestais. Nos últimos anos, a Pyro desenvolveu distintas tecnologias IoT para a obtenção de informações precisas do fogo, oferecendo uma consciência situacional ampliada da emergência aos responsáveis pelo combate.

A Pyro participou de vários projetos europeus de P&D no âmbito dos programas da Comunidade Europeia FP7, Horizonte 2020 e Instrumento para PMEs Fase 1, possui duas patentes de invenção em incêndios florestais e obteve o selo de PME Inovadora do Ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital da Espanha.

www.pyro.es

Víctor Inchausti t +34 667 31 29 48 – vinchausti@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es