Sala de Imprensa

Press releases

HISPASAT reforça sua aposta no Brasil e aumenta para 100% sua participação acionária na HISPAMAR Satélites

13 de Janeiro de 2022

A operadora espanhola adquire 19,04% da Oi na HISPAMAR Satélites, recebendo assim a totalidade do capital social da sua filial, criada em 2001 para operar a frota de satélites Amazonas na posição orbital brasileira 61º Oeste.

Trata-se da operação estratégica mais relevante da HISPASAT no Brasil desde sua entrada, há 20 anos, evidenciando a aposta que a empresa faz no país para reforçar seu papel como motor da conectividade e da distribuição de conteúdos audiovisuais e de televisão por satélite no país.

RIO DE JANEIRO, 07 de janeiro de 2022. No último 28 de dezembro, a operadora espanhola HISPASAT concordou em adquirir da Oi os 19,04% das ações detidas pela tele em sua filial brasileira, a HISPAMAR Satélites, após a obtenção das permissões e autorizações dos órgãos públicos brasileiros. Desse modo, a HISPASAT será titular de 100% do capital social da sua filial.

A realização desta operação, a mais importante no âmbito estratégico desde a criação da HISPAMAR há 20 anos, reforça a aposta feita pela HISPASAT no mercado brasileiro das telecomunicações com a aquisição em 2001 dos direitos orbitais “61º Oeste”, de soberania brasileira, e a criação dessa filial, com a qual opera e comercializa a frota de satélites Amazonas. Desde então, a HISPAMAR se converteu em uma peça fundamental da atividade do grupo espanhol no continente americano, de onde provêm 68% da sua receita.

Atualmente, a frota HISPAMAR conta com os satélites Amazonas 2, 3 e 5, que têm capacidade de cobrir todo o território brasileiro e o restante do continente americano. Com esta frota de satélites, são prestados serviços de alto desempenho e eficiência em custo para a distribuição de conteúdos audiovisuais em banda C ou para soluções de televisão DTH (“Direct to home”, direto para casa, em inglês) em banda Ku. Além disso, possui capacidade em banda Ka para oferecer soluções de conectividade por satélite com foco em reduzir a desigualdade digital nas zonas rurais.

Essa frota incluirá também, no final de 2022, o Amazonas Nexus, um satélite inovador que terá muita flexibilidade para oferecer serviços de conectividade de banda larga na área rural e em ambientes de mobilidade terrestre, aérea e marítima em todo o continente americano, nos corredores Norte e Sul do Atlântico e na Groenlândia.

Clovis José Baptista Neto, presidente da HISPAMAR, afirmou que esta operação é de especial importância para reforçar o papel da HISPASAT no Brasil. “O país apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções de comunicações por satélite e estamos dispostos a colaborar com os setores público e privado em projetos que proporcionem mais valor para a sociedade brasileira”.

Rodrigo Abreu, presidente da Oi, afirma que a negociação representa mais um avanço no plano estratégico da companhia. “Trata-se de um ativo que estava previsto para alienação no aditamento ao Plano de Recuperação Judicial aprovado em 2020. É mais uma etapa que estamos cumprindo no processo de soerguimento e transformação da companhia”

Sobre a HISPASAT

HISPASAT é a operadora de satélites de referência na Espanha e motor da inovação no setor aeroespacial. É a principal ponte de comunicação entre os continentes europeu e americano como provedora de serviços de banda larga e de conectividade para as Américas, a Europa e o norte da África, através de suas empresas na Espanha e na América Latina, onde tem sede a HISPAMAR, sua filial brasileira. É líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (“Direct to home”, direto para casa, em inglês) e HDTV (Televisão de Alta Definição, por suas siglas em inglês). Estas atividades a convertem em uma das principais empresas mundiais por receita em seu setor, integrando o Grupo Red Eléctrica.

Contato de imprensa:

HISPASAT - Eduardo Ritschel – t+ 55 11 99688 0850 brasil@nearco.es

Laura Fontoura – 55 21 98883 9829 laura.fontoura@oi.net.b


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.