Sala de Imprensa

Press releases

HISPASAT integra o consórcio escolhido pela Agência Espacial Europeia para o estudo de serviços lunares de comunicação e navegação

26 de Maio de 2021

● O estudo tem como objetivo a elaboração da arquitetura de satélites e dos serviços de comunicação e navegação que serão utilizados nas futuras missões de exploração lunar.

● O consórcio internacional, liderado por Telespazio, inclui também operadoras de satélites, fabricantes, PMEs, universidades e centros de pesquisa.

MADRI, 26 de maio de 2021. HISPASAT, a operadora espanhola de telecomunicações por satélite do Grupo Red Eléctrica, uniu-se a um consórcio internacional selecionado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e liderado por Telespazio, uma joint venture entre Leonardo (67%) Thales (33%); cujo objetivo será estudar a elaboração de uma infraestrutura espacial para proporcionar serviços de telecomunicações e navegação por satélite ao redor da Lua (LCNS, em inglês) similares aos utilizados na terra.

O estudo faz parte da iniciativa Moonlight da ESA, que definirá a arquitetura de satélites e o modelo de prestação de serviços economicamente viáveis às diversas plataformas que orbitem ao redor da Lua, bem como aos assentamentos em bases lunares e aos veículos utilizados pelos astronautas (rovers, modelos de aterrissagem, etc.). Além disso, o estudo pretende selecionar na sua fase inicial uma operadora para a gestão do LCNS, bem como para o fornecimento de serviços. Por último, analisará também se é possível que o sistema LCNS interopere com a LunaNet, a infraestrutura que a NASA está desenvolvendo atualmente para apoiar as missões do seu programa Artemis.

Além da HISPASAT, o consórcio inclui a operadora de satélites Inmarsat; fabricantes, como Thales Alenia Space, OHB e MDA; PMEs, como a Nanoracks, a ALTEC e a Argotec; e universidades e centros de pesquisa, como o SEE Lab SDA Bocconi e o Politécnico de Milão.

Para Antonio Abad, diretor técnico da HISPASAT, “as comunicações por satélite representarão um papel definitivo para garantir o êxito das futuras missões de exploração lunar. Por isso, é fundamental que o setor espacial europeu trabalhe conjuntamente em esquemas de parceria público-privada na hora de definir os serviços que serão demandados nestas missões e que se conte com a experiência de uma operadora de satélites como a HISPASAT para garantir maior eficiência e robustez neste projeto”.

Durante os próximos 10 anos, estima-se que haverá aproximadamente 80 iniciativas públicas e privadas dedicadas à exploração lunar. Com este consórcio, será possível estudar como dar resposta à necessidade da ESA de definir uma infraestrutura de satélites que atenda aos requisitos das agências espaciais e das empresas privadas que, em um futuro não muito distante, darão origem a uma verdadeira “economia lunar”. Por isso, foi incluída no estudo a criação de diferentes padrões e modelos de serviço para missões lunares baseados na análise de mercado dos próximos anos e nas necessidades futuras dos usuários.

Sobre a HISPASAT

HISPASAT é a operadora de satélites de referência na Espanha e motor da inovação no setor aeroespacial. É a principal ponte de comunicação entre os continentes europeu e americano como provedora de serviços de banda larga e de conectividade para as Américas, a Europa e o norte da África, através de suas empresas na Espanha e na América Latina, onde tem sede a HISPAMAR, sua filial brasileira. É líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (“Direct to home”, direto para casa, em inglês) e HDTV (Televisão de Alta Definição, por suas siglas em inglês). Estas atividades a convertem em uma das principais empresas mundiais por receita em seu setor, integrando o Grupo Red Eléctrica.

Contato de imprensa:

María Felpeto – tel. +34 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.