HISPASAT assume negócio de gestão e transporte de sinais da Media Networks Latin America

29 de Abril de 2021

Graças a este acordo, a HISPASAT reforça sua posição como operadora de referência na América do Sul para serviços relacionados à televisão via satélite.

Esta ação é o primeiro passo na execução do Plano Estratégico 2020-25, que tem como objetivo transformar a HISPASAT em uma empresa de serviços e soluções via satélite.

MADRI, 29 de abril de 2021. A HISPASAT, operadora espanhola de telecomunicações via satélite do Grupo Red Eléctrica, assinou um acordo para assumir o negócio de gestão e transporte de sinais da Media Networks Latin America, filial do Grupo Telefónica vinculada ao mercado audiovisual. O acordo será executado paulatinamente nos próximos meses, cumprindo rigorosamente as disposições regulatórias e sem afetar o serviço recebido pelos clientes de televisão da Movistar na América do Sul.

Atualmente, a Media Networks Latin America presta serviços de gestão e transporte de sinais às principais operadoras de telecomunicações e televisão da América do Sul, utilizando os satélites do Grupo HISPASAT na posição 61ºO para chegar a milhões de lares. A integração desses serviços permitirá à HISPASAT consolidar sua posição como operadora de referência na região para serviços relacionados à televisão via satélite. De acordo com a Dataxis, empresa especializada em estudos de mercado, na América do Sul existem mais de 17 milhões de assinantes de televisão por satélite, o que reflete a importância dessa tecnologia na região para levar conteúdos de informação, educação e entretenimento a uma parte muito significativa da população.

Primeiro marco do Plano de Transformação

Esta atuação está inserida nas linhas de ação traçadas pela HISPASAT em seu Plano Estratégico 2020-25, que fará com que a empresa passe de operadora de infraestruturas a uma empresa de serviços e soluções via satélite. Esta transformação será realizada fortalecendo seu negócio atual, com atuações como este acordo com a Telefónica, e promovendo o crescimento para atender as novas tendências de mercado, o que permitirá uma diversificação de sua oferta mediante novas tecnologias, serviços e parcerias estratégicas.

Para Miguel Ángel Panduro, CEO da HISPASAT, “este acordo melhora a eficiência de nosso negócio audiovisual na América Latina e fortalece a nossa posição estratégica numa vertical na qual hoje prestamos serviços a cerca de dois milhões de lares no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Com essa operação de grande importância para nossa empresa, ampliamos nossa presença na cadeia de valor e impulsionamos o serviço de alta qualidade que a Media Networks Latin America vem desempenhando na região ao longo de todos esses anos”.

Alfonso Gómez Palacio, CEO da Telefónica Hispanoamérica, comentou: “estamos muito satisfeitos com o acordo estabelecido com um parceiro de confiança como a HISPASAT, pelo negócio de gestão e transporte de sinais da Media Networks Latin America. Este acordo permitirá à Telefónica Hispanoamérica manter o foco na implantação da fibra óptica e da conectividade móvel com redes de última geração para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível. Ao mesmo tempo, a empresa avança um pouco mais no seu propósito de tornar sua operação mais ágil na região”.

Impacto desta ação da HISPASAT nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

A HISPASAT é a operadora de satélites de referência na Espanha e motor da inovação no setor aeroespacial. É a principal ponte de comunicação entre os continentes europeu e americano como provedora de serviços de banda larga e de conectividade para as Américas, a Europa e o norte da África, através de suas empresas na Espanha e na América Latina, onde está localizada a HISPAMAR, sua filial brasileira. É líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (Direct to home) e HDTV (Televisão de Alta Definição). Estas atividades a tornam uma das principais empresas mundiais por receita em seu setor, integrando o Grupo Red Eléctrica.

Víctor Inchausti (Hispasat) – t 91 710 25 40 vinchausti@hispasat.es/ comunicacion@hispasat.es

Dulce Jiménez (Telefónica Hispanoamérica) – t +52 5516377623 dulce.jimenez@telefonica.com /prensa.Hispanoamérica@telefonica.com

Documento não oficial, destinado aos meios de comunicação, e que não vincula a HISPASAT.

Reprodução permitida somente se a fonte for citada.