Satélite Amazonas Nexus da HISPASAT embarcará a missão Pathfinder 2 para a Força Espacial dos Estados Unidos

24 de Junho de 2020

• A operadora espanhola conseguiu a concessão do contrato em parceria com a Artel, empresa integradora de redes de comunicação seguras.

• O Amazonas Nexus, um satélite de nova geração mais eficiente, seguro e flexível, será lançado em meados de 2022.

MADRI, 24 de junho de 2020. A HISPASAT, operadora espanhola de satélites de telecomunicações, em parceria com a Artel, conseguiu um contrato para embarcar a missão Pathfinder 2 da Força Espacial dos Estados Unidos em seu satélite Amazonas Nexus, cujo lançamento está previsto para meados de 2022. O projeto é liderado pela Artel, integradora global de redes de comunicação seguras homologada pelo Departamento de Defesa americano, e conta com a colaboração da Hunter Communications, fornecedor de soluções de comunicação via satélite.

A missão Pathfinder 2 contará com uma carga útil de 108 MHz de capacidade espacial embarcada no Amazonas Nexus com rigorosos níveis de proteção (overdrive protection) que cumprem os altos requisitos de segurança exigidos pelo Departamento de Defesa. Além disso, para maior garantia, o novo satélite da Hispasat será equipado com o avançado sistema de encriptação CNSSP-12 para telemetria e telecontrole, o que o torna ainda mais seguro e adequado para missões críticas.

O Amazonas Nexus é um satélite de alta performance (“High Throughput Satellite” ou HTS) desenvolvido com uma arquitetura inovadora que combina as bandas Ku e Ka para otimizar as comunicações e multiplicar a capacidade disponível para uso comercial. Além disso, possuirá um Processador Digital Transparente de última geração (DTP), um avanço tecnológico que permitirá processar digitalmente a carga útil do satélite e aumentar a sua flexibilidade em órbita. O novo satélite cobrirá todo o continente americano, o corredor do Atlântico Norte (área de grande tráfego aéreo e marítimo) e a Groenlândia.

Esta é a terceira missão do programa Pathfinder, um plano da Força Aérea americana para realizar diferentes projetos piloto que lhe permitam explorar novos modelos de contratação para cobrir suas necessidades de serviços de telecomunicações com satélites comerciais (COMSATCOM). O objetivo do programa é conseguir melhores serviços satelitais com economia de custo em relação ao método tradicional de aluguel de capacidade espacial a curto prazo em satélites comerciais já em órbita, mantendo ao mesmo tempo as exigências de segurança necessárias.

Neste caso, a missão Pathfinder 2 foi desenvolvida sob demanda para ser embarcada em um satélite em construção. O Governo dos Estados Unidos terá o uso do transponder durante toda a vida útil do Amazonas Nexus, estimada em quinze anos, e a Hispasat operará o satélite. Esta missão é parte do esforço que a Força Aérea Americana está fazendo para contratar serviços COMSATCOM mais adaptados e de melhor performance com missões mais flexíveis e seguras.

A HISPASAT, operadora de satélites do Grupo Red Eléctrica, é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Iñaki Latasa – t +34 91 710 25 40 – ilatasa@hispasat.es

Sobre a Artel

Por 30 anos, a Artel forneceu serviços de comunicação de rede seguras para agências do Governo Federal dos Estados Unidos. Sediado nos Estados Unidos e apoiado pelas empresas líderes mundiais de investimento privado TPG e Torch Hill, a Artel é uma integradora de redes que trabalha com diferentes operadoras, permitindo o desenvolvimento de soluções adaptadas a seus clientes. Como integradora de sistemas de rede certificada pela International Organization for Standardization (ISO) 9001:2015, a Artel fornece serviços de comunicação eficientes e pontuais por meio de uma rede global terrestre e satelital, além de soluções de segurança cibernética, gerenciamento de riscos e suporte tecnológico. Para mais informações, visite www.artel.com. Se necessita mais informações sobre esse tema, por favor, escreva para espitler@artelllc.com.

Sobre a Hunter Communications

A Hunter Communications oferece soluções satelitais para os setores governamental, marítimo, de energia e aviação desde 2001. Seu principal negócio é combinar capacidade satelital com a mais avançada tecnologia de segmento terrestre para oferecer soluções inovadoras de comunicação via satélite. A Hunter tem experiência em projetos de cargas úteis dedicadas, incluindo seu próprio feixe. O Hunter Beam, uma carga útil em banda Ku hospedada no satélite E115WB, está localizado no centro do arco orbital canadense e oferece a cobertura mais potente sobre o Canadá e suas águas circundantes. (http://huntercomm.net/).