Hispasat e Ovzon assinam um acordo estratégico para a provisão de um potente serviço de conectividade portátil

7 de Maio de 2019

• O T5, um terminal portátil de dimensões reduzidas e manuseio simples desenvolvido por Ovzon, é a base de uma solução de grande confiabilidade e largura de banda, ideal para serviços governamentais, audiovisuais e de emergências.

• A Hispasat proporcionará a capacidade de satélite para prestar o serviço na Europa e América Latina, onde comercializarão juntos esta solução.

• Este acordo de colaboração potenciará o crescimento de ambas empresas

Madri, 7 de maio de 2019. A Hispasat, operadora espanhola de satélites de telecomunicações, e a Ovzon, empresa sueca de serviços de conectividade, chegaram a um acordo para oferecer conjuntamente uma solução de banda larga portátil de alta capacidade. Graças a este acordo, ambas empresas unirão suas tecnologias, recursos, experiência e presença no mercado para promover seu crescimento conjunto.

O acordo inclui a colaboração técnica entre as duas organizações, bem como iniciativas comerciais conjuntas na Europa e América Latina. A Hispasat e a Ovzon desenvolveram uma oferta de serviço combinado, que inclui o reconhecido terminal portátil T5 da Ovzon junto com a capacidade de satélite de alto rendimento da Hispasat, proporcionando a governos, fornecedores de serviços de comunicação e outras organizações uma solução única com um modelo de negócio inovador e flexível.

O T5 é um avançado terminal portátil, de dimensões reduzidas e fácil manuseio, com uma antena e um modem integrados que permitem oferecer uma conexão de banda larga de grande confiabilidade e alta velocidade (até 60 Mbps) de forma simples. Este terminal está especialmente indicado para soluções governamentais, serviços audiovisuais inovadores e para necessidades de segurança e emergências. Como parte desta solução conjunta, a Hispasat proporciona à solução sua capacidade espacial em banda Ku sobre a América Latina e Europa nas suas posições orbitais em 30ºO e 61ºO.

A oferta combinada inclui o terminal e a conectividade em um único serviço com uma tarifa mensal, eliminando uma das principais barreiras de entrada ao significar para o cliente uma economia de investimento no equipamento. Além disso, trata-se de um modelo de negócio flexível e escalável, no qual é possível contratar um plano com uma capacidade mínima e aumentá-la quando for necessário.

Para Magnus René, CEO de Ovzon, “esta aliança estratégica proporcionará aos nossos clientes a melhor tecnologia de comunicações por satélite, graças aos desenvolvimentos realizados pela Ovzon e a operação da frota de satélites por parte de Hispasat. Estou muito entusiasmado com esta parceria e a oportunidade que implica para fomentar nossos sucessos futuros. Esperamos que gere novos contratos na Europa e América Latina nos próximos anos”.

Na opinião de Ignacio Sanchis, diretor de Negócio da Hispasat, “a Ovzon desenvolveu uma grande tecnologia que possibilita comunicações por satélites de elevado desempenho com um terminal portátil pequeno e leve, ideal para um grande leque de aplicações críticas, inclusive aquelas que requerem uma grande velocidade e largura de banda. Estamos muito entusiasmados por associar-nos com eles para comercializá-la junto com a potente conectividade por satélite da Hispasat. Estou convencido de que juntos criaremos muito valor para nossos clientes”.

Casos de uso

Este serviço por satélite, que combina o terminal T5 com uma grande largura de banda proporcionado pelos satélites da Hispasat, é especialmente adequado para responder de forma rápida e eficiente às necessidades de implantação rápida das equipes de emergência de todo o tipo que utilizam os serviços por satélite nômades (bombeiros, dispositivos de proteção civil, unidades militares de emergências, salvamento marítimo, ONGs, etc.), já que a fácil portabilidade da antena, levada em uma maleta com um peso inferior a 5 kg, e a simplicidade da sua conexão com o satélite, permitem estabelecer comunicações de alta capacidade com muita facilidade e em um tempo recorde.

Também constitui uma solução ótima para serviços de contribuição no âmbito das televisões, por exemplo, já que é muito mais ágil e econômica que o uso de unidades móveis e oferece muito mais capacidade dedicada que alternativas mais recentes, como as mochilas de conexão 3G e 4G, permitindo uma retransmissão mais segura e de maior qualidade.

Sobre Ovzon

A Ovzon oferece um serviço revolucionário de banda larga móvel por satélite, que combina uma grande largura de banda com terminais portáteis que oferecem velocidades até 80 vezes superiores às dos seus concorrentes. Suas aplicações incluem sensores em tempo real e upload de vídeos, tanto de plataformas em mobilidade, incluindo pequenos veículos, aeronaves ou UAVs, quanto de usuários no terreno transmitindo ao vivo. A Ovzon tem sua sede em Solna (Suécia) e conta com escritórios nos Estados Unidos, em Tampa (Flórida) e Bethesda (Maryland). Suas ações são negociadas na Nasdaq North Premier e seu assessor certificado é FNCA Sweden AB. Mais informações em www.ovzon.com.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Víctor Inchausti – tel. +34 91 710 25 40 – vinchausti@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es