Hispasat e Bansat levam a Internet à região colombiana de Montes de María graças ao Wi-Fi por satélite

19 de Março de 2019

• Ambas as empresas instalaram terminais em dez localidades da região para oferecer conectividade por satélite através da compra de bônus de horas.

• O sistema de pagamento por bônus oferece mais simplicidade, flexibilidade e comodidade ao usuário final e lhe permite adaptar o consumo às suas necessidades e condições financeiras.

• A iniciativa, que nos próximos meses será ampliada para diversas regiões do país, está incluída nas atividades que a Hispasat desenvolve na Colômbia desde 2013 para a redução da desigualdade digital no país.

RIO DE JANEIRO, 19 de março de 2019. A Hispasat, operadora espanhola de satélites de telecomunicações, começou a operar, em colaboração com o provedor de serviços via satélite Bansat, dez pontos Wi-Fi na região colombiana de Montes de María. Com a implementação deste projeto piloto, os moradores das localidades de San Andrés, San José del Playón e San Cayetano, no departamento de Bolívar, e de Sabanas de Pedro, Sabanas de Cali, Macajan, Flor del Monte, Chalan, Guami e Libertad, no departamento do Sucre, poderão desfrutar dos serviços de conectividade por satélite nos seus dispositivos móveis através da simples aquisição de bônus pré-pagos. Está previsto que este projeto piloto seja ampliado em breve para mais dez pontos e que nos próximos meses o número de pontos Wi-Fi seja levado a várias localidades do país.

Esta solução inovadora faz parte da oferta de serviços administrados da Hispasat, que inclui sua plataforma e a capacidade do satélite Hispasat 70W-1. A Bansat, por sua vez, é responsável pela instalação dos pontos Wi-Fi nas áreas mais populares destas localidades e pela provisão do serviço no seu centro de operações em Bogotá para seus parceiros locais, que o comercializam aos usuários finais. O desenvolvimento da plataforma de gestão de bônus ficou a cargo do provedor de equipamentos Nexmachina.

Os usuários do serviço podem acessá-lo através de um bônus de conectividade que inclui diferentes ofertas de tempo de consumo, volume de dados e tipos de aplicativos a um preço muito reduzido e acessível. Após a compra do bônus, os usuários precisam apenas conectar seu dispositivo à rede Wi-Fi da Bansat e inserir o código que aparece em cada bônus para se conectar à rede global. Durante os testes preliminares realizados em algumas destas localidades, os serviços mais utilizados pelos usuários foram as redes sociais e a navegação tradicional por Internet.

Com a implantação destes pontos Wi-Fi em zonas rurais, a Hispasat e a Bansat levam a conectividade por satélite ao cliente final com muita simplicidade, sem que o mesmo tenha que realizar qualquer instalação ou se preocupar com algum trâmite, além da compra do bônus. O sistema de bônus permite ainda que os usuários adaptem seu consumo às suas necessidades e sua capacidade econômica, sem ter que se comprometer com um pagamento mensal. Desta forma, pretende-se democratizar ainda mais o acesso ao mundo digital para que qualquer pessoa possa ter a oportunidade de aproveitar as vantagens que a sociedade da informação oferece.

Hispasat e a redução da desigualdade digital na Colômbia

A redução da desigualdade digital é uma questão muito relevante para a sociedade colombiana. Segundo o MinTIC, o índice de penetração da Internet no âmbito nacional no início de 2018 é de 61%[1]. Conectar aos não conectados e conseguir um acesso mais equânime às novas tecnologias da informação contribui de forma direta para diminuir as desigualdades sociais e econômicas entre os grandes núcleos urbanos e as regiões menos favorecidas como Montes de María, que durante as últimas décadas sofreu as consequências do conflito armado com a guerrilha e que atualmente se encontra nas últimas posições no índice de alfabetização do país[2]. Graças à sua fácil implantação e cobertura universal, o satélite, especificamente, é a ferramenta de telecomunicações mais adequada para levar a conectividade a pontos como esta região do caribe colombiano, onde a implantação de infraestruturas terrestres não é rentável por seu complexo relevo.

A Hispasat, que conta com uma filial na Colômbia desde o final de 2013, vem há anos contribuindo para fomentar a inclusão digital e o desenvolvimento neste país. Em 2014, começou a fornecer capacidade satelital para o projeto governamental VIVE Digital. Graças a isso, atualmente presta serviços de conectividade em mais de 700 pontos do Amazonas, Boyacá, Caldas, Cundinamarca, Guainía, Quindío, Risaralda e Vaupés.

“Agora”, nas palavras do diretor de Negócio da Hispasat, Ignacio Sanchis, “com o sistema de bônus e a implantação destes pontos Wi-Fi, que continuarão sendo ampliados em outras regiões da Colômbia, damos mais um passo no nosso objetivo de levar a Internet e a sociedade da informação a todos os colombianos, independentemente da sua localização geográfica, graças ao satélite”.

“Estamos convencidos de que hoje em dia, além de possível, é imperativo que o crescimento empresarial concentre seus objetivos em promover o desenvolvimento sustentável de um país, e não existe melhor ferramenta que os benefícios que o setor de comunicações (TIC) oferece ao aumentar a produtividade, o emprego e, em geral, a qualidade de vida dos cidadãos que conectamos com o mundo”, assegura Álvaro Sandoval, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios na Bansat.

Sobre a Bansat

A Bansat, empresa especializada no desenvolvimento de redes de comunicações em zonas rurais da Colômbia, oferece suas soluções a operadoras de celulares, entidades governamentais, ao setor privado e ao cidadão, servindo de ponte entre lugares remotos não conectados com pontos centrais de operação. Tem uma trajetória de 27 anos e participou em todos os projetos de conectividade por satélite desenvolvidos no país no passado recente. Além disso, a Bansat tem uma vocação social e no passado desenvolveu a conceitualização de projetos em grande escala que impactam de forma positiva o desenvolvimento de comunidades na ruralidade do país.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de Imprensa:

Cristina Domingos – tel. + 55 21 2555 4800 – cdomingos@hispamar.com.br

[1] Fonte: MinTIC, julho de 2018. https://colombiatic.mintic.gov.co/679/articles-75854_presentacion_cifras.pdf.

[2] Fonte: 2ª entrega preliminar do Censo Nacional de População e Habitação 2018. https://dane.maps.arcgis.com/apps/MapSeries/index.html?appid=db12078f493d4941b17da4ddfb572fcd