Hispamar e Gilat lançam no Brasil serviço de banda larga por satélite para impulsionar acesso a Internet de qualidade

17 de Outubro de 2018

• Ambas companhias buscam promover o desenvolvimento de regiões com pouca ou nenhuma conectividade no Brasil e reduzir a exclusão digital

• Hispamar e Gilat oferecerão serviço de acesso a Internet de alta qualidade via satélite para uso residencial e corporativo, assim como para operadores de redes móveis

• Esta solução será possível graças à banda Ka e à capacidade HTS dos satélites Amazonas 3 e 5, junto com a plataforma Sky Edge II-c para aplicações múltiplas

São Paulo e Petah Tikva, Israel, 17 de outubro de 2018. A Hispamar, filial brasileira da operadora espanhola de telecomunicações por satélite Hispasat, e Gilat Satellite Netwoks Ltd (NASDAQ, TASE: GILT), líder mundial de tecnologia de redes satelitais, soluções e serviços, uniram-se para oferecer no Brasil um novo serviço de conectividade de banda larga satelital de alta qualidade, focado tanto no mercado residencial como no corporativo, com o objetivo de estender o aceso à Internet em áreas do país que hoje estão isoladas digitalmente.

O anúncio foi feito pelas duas empresas em um evento com clientes, parceiros e veículos de comunicação na feira Futurecom, em São Paulo. O evento contou com a participação de executivos de ambas companhias, incluindo o CEO da Hispasat, Carlos Espinós; o diretor de Negócios da Hispasat, Ignacio Sanchis; o director de Negócioa para América do Sul da Hispamar, Sergio Chaves; o vice-presidente regional para América Latina da Gilat, Tobias Dezordi; e o gerente geral da Gilat no Brasil, Eduardo Bessa. O objetivo conjunto é aumentar o alcance das redes de provedores brasileiros de Internet, facilitando o acesso aos cidadãos a um serviço de qualidade, contribuindo para reduzir a exclusão digital e promover o desenvolvimento do Brasil.

Para isso, a Hispamar utilizará a capacidade da banda Ka dos satélites de alto rendimento – ou HTS, por sua sigla em inglês – Amazonas 5 (em funcionamento desde o ano passado) e Amazonas 3 (lançado em 2013), que possuem feixes de cobertura especificamente projetados para o Brasil. A banda Ka permite concentrar a potência do satélite em áreas menores do que as bandas de frequência tradicionais. Isso, juntamente com a disponibilidade de maior largura de banda e a possibilidade de reutilizar frequências permitidas pela tecnologia HTS, significa um aumento direto nas informações que podem ser transmitidas, alcançando velocidades mais altas e conseguindo taxas mais competitivas para os clientes finais.

Sky Edge II-c, a plataforma multisserviço de alta eficiência da Gilat, foi projetada para HTS e permite oferecer uma ampla variedade de soluções para terminais pequenos, que podem proporcionar banda larga acessível de alta qualidade para múltiplos segmentos de mercado. Os terminais de usuário são compacto e de fáceis de implantar, melhorando significativamente o desempenho dos serviços de conectividade via satélite.

As capacidades da banda Ka do Amazonas 3 e do Amazonas 5 cobrem 74,5% da população brasileira, o que representa mais de 145 milhões de pessoas e 48 milhões de domicílios. A tecnologia avançadas desses satélites, complementada pela plataforma de alto desempenho Sky Edge II-c, da Gilat, instalada no teleporte da Hispamar em Caxias do Sul (RS), permite que os clientes da Hispamar disponham de soluçoes de conectividade completas sem a necessidade de implantar infraestrutura terrestre adicional do que um terminal com pequenas dimensões.

A tecnologia apresentada pela Hispamar e pela Gilat proporcionará acesso residencial à Internet aos brasileiros, bem como serviços de conectividade para operadores de telecomunicaões com preços competitivos e alto desempenho, instituições e empresas, como o desenvolvimento de redes corporativas, serviços governamentais e de backhaul ou transporte para facilitar a implantação de redes celulares. Também oferecerá serviços de mobilidade terrestre, aérea e marítima, e facilitará o acesso a serviços de telemedicina e teleeducação.

Para reduzir a exclusão digital

A tecnologia de banda larga por satélite é a solução tecnológica ideal para levar o acesso à internet para áreas que carecem de outras infraestruturas de telecomunicações, complementando redes terrestres em casos que ainda não foram implementadas ou não são viáveis, seja por razões físicas ou econômicas. A cobertura de satélite é universal para qualquer ponto sob sua marca, independentemente das distâncias ou dificuldade do terreno, e a implantação do serviço é rápida, porque depende simplesmente da instalação de um terminal e uma antena para que o usuário possa se conectar e desfrutar de Internet banda larga imediatamente, sem ter que esperar pela conclusão de grandes obras de infraestrutura terrestre.

Em muitas regiões que ainda estão isoladas digitalmente, a banda Ka oferecida pela Hispamar e pela Gilat, por meio de operadoras de telecomunicações locais, pode ser a solução para abrir as portas do mundo digital a muitos brasileiros que, neste momento, não podem desfrutar dos benefícios econômicos e sociais da Sociedade da Informação.

Sobre a Gilat

A Gilat Satellite Networks Ltd. (NASDAQ: GILT, TASE: GILT) é um provedor líder de comunicações de banda larga via satélite em todo o mundo. Com 30 anos de experiência, projetamos e fabricamos equipamentos inovadores para segmento terreno, além de fornecer soluções completas e serviços integrais, baseados em nossa tecnologia de ponta. Nosso portfólio, que oferece soluções competitivas de alta qualidade, inclui uma plataforma de rede VSAT baseada na nuvem, modems de alta velocidade, antenas de alto desempenho para serviços de mobilidade e amplificadores de estado sólido (SSPA) e conversores de subida (BUC) de alta potência e eficiência.

As soluções da Gilat suportam um grande número de aplicações, com um catálogo completo de produtos voltados às principais aplicações, incluindo o acesso de largura de banda, backhaul móvel, conectividade em voo, empresarial, marítima, ferroviária, defesa e segurança pública. Tudo isso, mantendo a conformidade com os requisitos de nível de serviço mais exigentes. Os acionistas controladores da Gilat pertencem ao Fundo de Capital Privado FIMI. Para mais informações, visite: www.gilat.com

Contacto de prensa:

Gilat Satellite Networks: Doreet Oren, Director Corporate Communications - DoreetO@gilat.com

Comm-Partners LLC: June Filingeri, President - JuneFil@optonline.net

Sobre a HISPAMAR

A HISPAMAR é a filial brasileira do Grupo HISPASAT. A companhia comercializa a frota de satélites do grupo e opera os satélites Amazonas, atuando não só no mercado brasileiro de telecomunicações, como também em todo o continente americano. Com uma das melhores capacidades do mercado satelital latino-americano, a Hispamar tornou-se uma operadora de referência na região e atende às principais emissoras de TV, operadoras de telecomunicações, grandes corporações, empresas e governos de toda a América. www.hispamar.com.br

Contacto de prensa:

Rodrigo Tramontina (S/A Llorente & Cuenca) (11) 3054-3336 / 94778-5795

rtramontina@llorenteycuenca.com

Adriano Barbosa (S/A Llorente & Cuenca) (11) 3054-3302 abarbosa@llorenteycuenca.com