Lançado com sucesso, a partir da Flórida (EEUU), o satélite Hispasat 30W-6

6 de Março de 2018

• O novo satélite de comunicações da HISPASAT, lançado em um foguete Falcon 9 da SpaceX a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, já está no espaço.

• O Hispasat 30W-6, localizado na posição orbital de 30º Oeste, proverá uma ampla gama de serviços de telecomunicações ao continente americano, Europa e norte da África.

RIO DE JANEIRO, 6 de março de 2018. A HISPASAT, operadora espanhola de satélites de telecomunicações, lançou com sucesso, às 02h33, horário de Brasília, seu duodécimo satélite, o Hispasat 30W-6, do Complexo Espacial de Lançamento 40 (SLC-40) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral (Flórida), a bordo do veículo lançador Falcon 9 da companhia SpaceX.

Aproximadamente 33 minutos depois da decolagem do foguete ocorreu a separação do satélite Hispasat 30W-6 do veículo lançador, e se procedeu a sua inicialização e a abertura dos painéis solares. A partir daí, começaram as manobras para posicionar o novo satélite no ponto da órbita geoestacionária onde será realizada a fase de testes para comprovar seu perfeito funcionamento, o que levará várias semanas. Uma vez concluídos os testes, o satélite será posicionado em sua posição orbital definitiva de 30º Oeste.

Carlos Espinós, CEO da operadora, afirmou que “com este novo satélite atenderemos à demanda crescente de conectividade identificada no mercado. No mundo hiperconectado em que vivemos, o acesso a banda larga de qualidade é uma necessidade vital para o desenvolvimento econômico, social e mesmo pessoal, e este satélite vem satisfazer esta necessidade naqueles lugares onde não chegam outras tecnologias. Com o Hispasat 30W-6 ampliamos capacidade e serviços e culminamos na atual fase do plano de crescimento da companhia”.

O Hispasat 30W-6 aporta:

• MAIOR CAPACIDADE: a partir da sua posição orbital em 30º Oeste, o Hispasat 30W-6 substituirá e ampliará a capacidade do Hispasat 30W-4. Tem 40 transponders em banda Ku, até 6 feixes em banda Ka e 10 transponders em banda C.
  • MELHORES COBERTURAS: o Hispasat 30W-6 conta com feixes sobre o continente americano, Mediterrâneo, Europa, Espanha, e noroeste da África, aumenta a oferta da operadora nas bandas Ka e Ku e incorpora um novo feixe em banda C com cobertura pan-americana.
  • MELHORES SERVIÇOS: Com esta configuração, o Hispasat 30W-6 contribuirá com a redução da desigualdade digital na América Latina, Península Ibérica e norte da África. Os feixes em banda Ka sobre o território espanhol permitirão dar acesso de qualidade a Internet em zonas rurais, favorecendo assim o acesso às tecnologias da informação nos lugares onde não é possível fazê-lo com outras infraestruturas. O Hispasat 30W-6 também reforçará a distribuição de conteúdos audiovisuais na América Latina, permitindo o acesso a mais de 50 milhões de usuários através de suas plataformas de distribuição audiovisual, oferecerá conectividade em trens de alta velocidade e serviços marítimos no Caribe e no Mediterrâneo.

O Hispasat 30W-6 é o quarto satélite da frota HISPASAT construído pela Space Systems Loral a partir de sua plataforma 1300 e contou com a participação de empresas espanholas para a fabricação de vários componentes e desenvolvimento do segmento terreno: Thales Alenia Space España, Airbus D&S España, TRYO Aerospace, DAS Photonics, Iberespacio, GMV e Indra.

Inovação

O Hispasat 30W-6 embarca um demonstrador de receptor em banda Ka baseado em tecnologia fotônica, cujos módulos foram projetados pela DAS Photonics e TRYO Aerospace. Com performances similares as dos atuais receptores disponíveis no mercado, a aplicação da tecnologia fotônica a este tipo de componente permitirá no futuro reduzir significativamente sua massa e seu volume e melhorar o rendimento da carga útil.

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Cristina Domingos – cdomingos@hispamar.com.br