HISPASAT fomenta a igualdade de gênero na seleção de pessoal

20 de Julho de 2017

• A operadora espanhola se soma ao projeto colocado em andamento pelo Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade para a contratação de profissionais mediante CV às cegas.

• Esta iniciativa se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT, em concreto, na promoção da igualdade.

MADRI, 20 DE JULHO DE 2017. HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, firmou um convênio de colaboração com o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade para se somar ao projeto de implantação de um modelo de curriculum vitae anônimo na contratação de pessoal. Este projeto tem como objetivo promover a igualdade efetiva no tratamento e nas oportunidades entre mulheres e homens no acesso e permanência no emprego, bem como avançar para uma participação mais equilibrada nos cargos de responsabilidade.

A HISPASAT já tinha começado a desenvolver diferentes ações para favorecer a igualdade de oportunidades, entre elas, a que é abordada neste projeto. Desde 2016, a operadora já havia eliminado o viés de gênero na seleção de curriculums na sua página web, valorizando a formação e a experiência do profissional na primeira fase do processo de seleção e velando pela confidencialidade de gênero.

Com a assinatura deste convênio, a HISPASAT ratifica seu compromisso com o fomento da igualdade no âmbito profissional. Esta iniciativa se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT e em seu compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da comunidade e, de concreto, com a promoção da igualdade, um aspecto no qual a companhia está especialmente inserida devido à escassa presença de mulheres no setor tecnológico. Segundo dados do Ministério da Educação, Cultura e Esporte, apenas 25% dos estudantes de cursos técnicos são mulheres.

A baixa representação do talento feminino na indústria satelital levou a HISPASAT a desenvolver ações de incentivo a cursos técnicos entre as meninas através da colaboração com entidades que têm a mesma inquietude. Neste sentido, a companhia organizou em 2016 uma primeira oficina para meninas de 9 a 12 anos destinado a estimular seu interesse por ciências e tecnologia e desenvolver sua criatividade e seu lado empreendedor. Uma atividade que continuou este ano com a participação em novas iniciativas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dirigidas a meninas a fim de promover a incorporação de mulheres em estudos técnicos universitários e contar com uma maior oferta laboral feminina no futuro.

Além disso, em 2017, a HISPASAT outorgou sua primeira bolsa de estudos “Mulher Engenheira” para universitárias que queriam realizar estudos de pós-graduação no âmbito aeroespacial. Com estas iniciativas, pretende-se contribuir para aumentar a presença de mulheres nas profissões técnicas necessárias em uma empresa de satélites a fim de equilibrar a representação de gênero no setor de pessoal a médio e longo prazo.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

María Felpeto – t (+34) 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es