Sala de Imprensa

Press releases

O Hispasat 1C cumpriu sua missão e foi levado à órbita cemitério

2 de Junho de 2017

• O terceiro satélite da frota de HISPASAT finalizou hoje o seu processo de reorbitação, que começou no passado dia 29 de maio.

• Este satélite prestou serviço eficazmente durante 17 anos desde duas posições orbitais, 30º e 84º Oeste.

MADRID, 2 de junho de 2017. HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, finalizou hoje o processo de reorbitação do satélite Hispasat 1C (posteriormente denominado 30W-3 e 84W-1, pelas duas posições orbitais que se localizou). Este processo, que começou no passado dia 29 de maio, após a transmissão do último comando desde o Centro de Controle de Satélites da HISPASAT em Arganda del Rey, completou-se hoje, depois de que o satélite tenha prestado serviços de comunicações eficazmente durante 17 anos, dois além da vida útil prevista inicialmente.

O satélite Hispasat 1C foi lançado em 3 de fevereiro de 2000 desde Cabo Canaveral, Flórida, a bordo do foguete Atlas IIAS, da companhia ILS. Construído pela empresa Thales Alenia Space, foi localizado na posição orbital 30º Oeste (Hispasat 30W-3). Com este satélite, a HISPASAT começou a comercialização de seus serviços de banda larga na América Latina em 2003, que foram utilizados por mais de 20 clientes da operadora na região. Além disso, a capacidade do Hispasat 1C foi utilizada para projetos de tele-ensino, como o Plano Ceibal do Uruguai ou o Programa Subtel do Chile, para o projeto MEDNET de telemedicina no Peru, para conectar zonas remotas da Antártida na Argentina ou para o desenvolvimento de indústrias energéticas, de gado e pesca em diversas zonas da região.

Baseado na plataforma Spacebus B2, o satélite contava com 24 transponders em banda Ku e seus principais serviços eram a distribuição de canais de televisão, tanto na Europa como na América, e outras soluções de telecomunicações, como redes corporativas ou aplicações em banda larga. Ao longo da sua vida útil, o Hispasat 1C realizou 22.850 transmissões e mais de 1.200 manobras controladas desde a terra, e foi testemunha de 1.544 eclipses da Terra e 36 da lua.

Em 2014, após um acordo alcançado entre a HISPASAT e a Star One, o satélite foi derivado à posição 84º Oeste e passou a ser denominado Hispasat 84W-1. Desde esta nova posição brasileira continuou proporcionando serviço à América Latina, principalmente acesso a Internet e comunicações IP.

Para Bertrand Maureau, vice-presidente de Telecomunicações de Thales Alenia Space, “a vida útil do Hispasat 1C superou o nosso compromisso contratual, refletindo claramente a confiabilidade que caracteriza a nossa frota de satélites Spacebus. Com o desenvolvimento deste satélite, Thales Alenia Space estreitou laços com a indústria espanhola com empresas como CASA, GMV, Indra, Mier, RYMSA, SENER e Thales Alenia Space España, demonstrando nossa capacidade e compromisso com os países sócios que contribuem para gerar crescimento de negócio no setor espacial”.

Antonio Abad, diretor técnico e de Operações da HISPASAT, destacou que “o satélite Hispasat 1C superou nossas expectativas. Conseguimos prestar serviços com garantias durante 17 anos e foi um privilégio ter contado com a participação da indústria espanhola no seu desenvolvimento. Sem dúvidas, a ela corresponde uma parte deste sucesso tecnológico, juntamente com Thales Alenia Space, a empresa fabricante do satélite”.

Hoje terminou sua viagem desde 84º Oeste, a 36.000 Km de distância da Terra, para os 36.300 Km., onde foi definitivamente localizado na denominada “órbita cemitério”, tal como estabelecem as recomendações da Unión Internacional de Telecomunicaciones (UIT) e o Comitê de Coordenação Interagência de Lixo Espacial (Inter-Agency Space Debris Coordination Committee), para a boa manutenção da órbita geoestacionária quando um satélite finaliza sua vida útil.

Sobre THALES ALENIA SPACE

Thales Alenia Space oferece mais de 40 anos de experiência no projeto, integração, provas e operação de sistemas espaciais inovadores para telecomunicações, observação da Terra, gestão do meio ambiente, exploração, ciência e infraestrutura orbital. Uma sociedade conjunta entre Thales (67%) e Leonardo (33%), Thales Alenia Space também colabora com Telespazio formando a "Alianza Espacial" das duas empresas matrizes, oferecento uma gama completa de serviços e soluções. Thales Alenia Space desenvolveu uma inigualável experiência em missões duplas (civis/militares), constelações, cargas úteis flexíveis de alta capacidade, altimetria, meteorologia e observação ótica e radar de alta resolução. A companhia capitaliza sua forte experiência e faz da inovação um elemento chave da sua estratégia. Oferecendo um fluxo contínuo de produtos e expandindo sua implantação global, Thales Alenia Space estabeleceu sua liderança em um setor espacial em constante evolução. Thales Alenia Space registrou rendimentos consolidados de cerca de 2 bilhões 400 milhões de euros em 2016 e conta com 7.980 empregados em nove países. www.thalesaleniaspace.com

Contatos de imprensa:

Sandrine Bielecki - Tel: +33 (0)4 92 92 70 94 - sandrine.bielecki@thalesaleniaspace.com

Chrystelle Dugimont - Tel: +33 (0)4 92 92 74 06 - chrystelle.dugimont@thalesaleniaspace.com

Oriol Casas Thió - Tel: +34 91 807 7806 - oriol.casasthio@thalesaleniaspace.com

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

Iñaki Latasa – Tel: +34 91 710 25 40 – ilatasa@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.