Sala de Imprensa

Press releases

A povoação de Castilla e León de Magaña, ganhadora do concurso de Hispasat para ter acesso gratuito a Internet durante um ano

29 de Maio de 2017

• Aracena (Huelva) e Valle de Manzanedo (Burgos) foram os finalistas, juntamente com Magaña, dentre 25 povoados que se inscreveram ao concurso #enREDatupueblo da empresa de telecomunicações Hispasat.

• Os moradores de Magaña (Sória) poderão disfrutar de Internet via satélite a 30 Mbps nas suas casas e negócios graças a este concurso, dirigido a pequenos municípios e Entidades Singulares de Povoado carentes de conectividade.

• Os usuários das redes sociais e os visitantes do site do projeto Conéctate puderam votar e escolher entre os três povoados finalistas.

Madrid, 29 de maio de 2017.- Magaña, município da província de Sória, foi proclamado vencedor do concurso #enREDatupueblo que a Hispasat lançou no mês de março passado dirigido a municípios ou Entidades Singulares de Povoado (ESP) espanhóis de menos de 800 habitantes que estivessem em áreas remotas ou despovoadas da Espanha onde não existe acesso a Internet ou é de baixa qualidade. A povoação foi muito ativa na busca de apoios e conseguiu 1,835 votos, contra os 861 conseguidos por Valle de Manzanedo ena e os 829 de Aracena.

O povoado ganhador disfrutará de conexão a Internet por satélite de 30 Mbps durante um ano de forma gratuita para seus habitantes, casas e negócios, além da instalação e revisão da mesma.

Foram os usuários das redes sociais e os visitantes do site do projeto Conéctate www.hispasatconectate.es que votaram e escolheram o município ganhador entre os três povoados finalistas.

Carlos Espinós, conselheiro delegado da HISPASAT, declarava: “Queremos felicitar Fernando Marín, prefeito de Magaña, e todos os seus moradores, pelo esforço e dedicação que puseram para ganhar o concurso e conseguir se conectar pela primeira vez à rede das redes com uma conexão de qualidade. Apesar de ser um povoado muito pequeno, se mobilizaram muito e souberam multiplicar os votos por mais de 20. Nos alegra poder contribuir agora a conectá-los com o mundo digital e esperamos que a conectividade por satélite lhes permita crescer, se desenvolver e unir à Sociedade da Informação”

Magaña é um pequeno município de 79 habitantes, localizado na comarca das Tierras Altas, no nordeste da província de Sória. Fernando Marín, o prefeito, mostrava sua alegria em nome de todos os moradores: “Estamos muito felizes de poder realizar nosso sonho. O sonho de cada um dos moradores, que finalmente veremos uma melhora das nossas comunicações que afetará positivamente o desenvolvimento dos negócios. Com ela esperamos que aumente o trabalho dos autônomos, seja reforçado o sistema de saúde, melhoras nossas explorações ganadeiras...Uma infinidade de oportunidades que queremos que nossos jovens aproveitem para que o povoado possa crescer”.

“Agradecemos a Hispasat e a todas as pessoas que nos apoiaram para conseguir este prêmio, que é poder acessar a Internet. Quero agradecer especialmente a colaboração do centro de empreendimento El Hueco e da Associação Florestal de Soria, que souberam ver o potencial de desenvolvimento rural desta iniciativa e nos ajudou a difundir nossa candidatura”, concluiu o prefeito.

A prefeitura de Magaña apresentou sua candidatura com um vídeo criativo em que explicavam as melhoria que a conectividade por satélite poderia originar nos distintos aspectos das suas vidas e das atividades do município no futuro, se ganhassem o prêmio. Veja “Un año después en Magaña” em: http://hispasatconectate.es/maganaparticipacionenredatupueblo/

Vinte e cinco povoados de toda a Espanha se inscreveram no concurso, dos quais 14 cumpriam todos os requisitos da organização: Almonaster La Real (Huelva), Aracena (Huelva), Boadella i Les Escaules (Girona), Fasnia (Santa Cruz de Tenerife), La Herguijuela (Ávila), Linares de Mora (Teruel), Magaña (Sória), Oliete (Teruel), Orea (Guadalajara), Rivilla de Barajas (Ávila), Uclés (Cuenca), Valle de Manzanedo (Burgos), Vilapoupre (Lugo) e Yernes y Tameza (Astúrias). Uma vez encerrado o prazo para apresentar os projetos, um comitê de seleção escolheu os três finalistas (Aracena-Huelva, Magaña-Sória e Valle del Manzanedo-Burgos), que foram divulgados em 17 de maio, coincidindo com o Dia Internacional da Internet. A partir desta data e até o dia 27 de maio, os usuários das redes sociais e os visitantes do site do projeto Conéctate puderam votar e escolher eles mesmos a cidade vencedora.

Este concurso tem como objetivo apresentar a solução que o satélite oferece ao problema de desconexão digital nas regiões afastadas ou despovoadas, que poderia ser resolvido por meio da tecnologia satelital, já disponível em condições de qualidade e preço semelhantes às das redes terrestres. Assim, o satélite se constitui como a alternativa ideal para levar conectividade de banda larga para lugares onde as demais tecnologias não chegam.

Proximamente, será anunciada a instalação das antenas e a implementação do serviço de banda larga por satélite no povoado ganhador.

Todas as informações e a proposta ganhadora do concurso podem ser consultados na página: www.hispasatconectate.es.

Projeto Conéctate

Com o objetivo de reduzir a exclusão digital e cumprir os objetivos estabelecidos pela Agenda Digital Europeia, a HISPASAT lançou o Conéctate, um projeto de inclusão digital orientado para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social de regiões remotas ou pouco povoadas da Espanha que não dispõem de acesso à internet de banda larga ou que tem acesso de qualidade muito ruim.

Para isso, é fundamental informar os cidadãos sobre as possibilidades que o satélite como tecnologia de acesso universal a banda larga de qualidade oferece, a fim de evitar o risco de exclusão digital para os povoados afetados.

Sabendo que os satélites, com sua cobertura universal e alta capacidade, podem oferecer soluções e facilitar a igualdade de oportunidades digitais a 100% da população, A HISPASAT mantém firme seu compromisso, presente e futuro, de abrir portas de acesso à Sociedade da Informação para todos os cidadãos através deste projeto.

Mais informações na página: www.hispasatconectate.es.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

www.hispasat.com

Para mais informações/fotos/entrevistas:

91 343 12 86 - 628 813 281

Xiana Santos

prensa@hispasatconectate.es


Este sitio web usa cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y recoger información sobre su navegación. Si pulsa "aceptar" o continua navegando consideraremos que admite el uso e instalación en su equipo o dispositivo. Encontrará más información en nuestra Política de Cookies.